O banco UBS criou o Visionaris – Prêmio UBS ao Empreendedor Social para apoiar o trabalho de empreendedores sociais de destaque. Para o UBS, um empreendedor social é uma pessoa extraordinária que possui visão, criatividade e determinação de um empreendedor de negócios, mas usa essas qualidades para projetar soluções sistêmicas no intuito de atacar problemas sociais complexos.

E eis que, através da candidatura de Paula Vianna, nossa Presidente, a Parceiros da Educação Rio foi classificada entre 111 inscritas! Agora estamos entre as 4 finalistas!

O tema para 2021 é “Construindo um futuro sustentável” e o objetivo é identificar e premiar iniciativas de alto impacto social e ambiental que, com uma abordagem inovadora e escalável, em sintonia com o cumprimento de um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas.

O propósito da Parceiros e todas as atividades realizadas nas escolas públicas que adotamos estão intrinsecamente conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 e, apesar de abrangerem diversas ODS, se concentram na 4 – Educação de Qualidade e na 10 – Redução das Desigualdades.

Por exemplo, através da formação continuada de professores, meta 4c, do apoio aos gestores no acompanhamento dos resultados das avaliações e no planejamento pedagógico estratégico, buscamos assegurar uma educação equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades para todos, como determina a meta 4.1. Garantindo que a alfabetização ocorra na idade certa, evitamos o desestímulo e a evasão escolar, aumentando as chances dessas crianças se manterem estudando, e que consigam, consequentemente, empregos decentes; metas 4.4 e 10.1. Com as reformas de infraestrutura asseguramos ambientes de aprendizagem seguros, meta 4a. E, com nossas ações comunitárias, promovemos a inclusão social, meta 10.2.

Vamos torcer!