COMO funciona
A Parceiros da Educação Rio atua através de parceria para impulsionar o aprendizado dos alunos das escolas públicas

COMO FUNCIONA
A parceria:
adoção de escolas
A Parceiros da Educação Rio viabiliza que Empresas e Pessoas Físicas (Patrocinadores) invistam na educação pública, através da triangulação da Parceria entre eles, Secretaria de Educação e as Escolas.
Por meio da Parceria, os Patrocinadores adotam uma ou mais Escolas, viabilizando a implementação de um Plano de Trabalho na(s) mesma(s). Antes de ser executado, este Plano é aprovado pela Secretaria de Educação. As relações com as Escolas e com a Secretaria são responsabilidades da Parceiros da Educação.
Passo a passo da parceria
O nosso programa tem uma metodologia definida para o estabelecimento de uma parceria, com as seguintes etapas:
Quatro pilares e ações estratégicas
Após a adoção da escola, é elaborado o Plano de Trabalho que vai atender às características e necessidades específicas da escola, fundamentado nos quatro pilares do Programa Parceiros da Educação:
pedagógico
gestão
comunitário
infraestrutura
Característica da parceria
Outras formas de apoiar
A Parceiros da Educação Rio oferece parcerias a partir dos seguintes modelos:
Projetos Horizontais
Investimentos que complementam os Planos de Trabalho das escolas adotadas
Você financia ações que apoiam diversas escolas, fortalecendo nossa atuação. Exemplos de projetos horizontais são: compra de acervo literário, transporte para passeios culturais, diagnóstico oftalmológico e doação de óculos para crianças que precisam.
Amigos da Parceiros
Doações, recorrentes ou pontuais, destinadas ao fortalecimento da equipe Parceiros
Os recursos da Parceiros da Educação Rio vêm integralmente de doações e são fundamentais para manter nossa equipe produzindo, divulgando conhecimento, propondo caminhos e soluções e monitorando nossas metas.

Impacto nas Políticas Públicas
A experiência da Parceiros da Educação permite conhecer de perto a realidade das escolas públicas e identificar oportunidades de apoio que podem potencializar os investimentos públicos em educação.
Com isso, nos tornamos um campo de disseminação de boas práticas que, após validadas, são apresentadas à Secretarias de Educação para possível replicabilidade em outras escolas da rede.
Essas experiências bem-sucedidas servem de base para a implementação de projetos de apoio à alfabetização, à recuperação de aprendizagem dos alunos, à formação continuada de docentes e à gestão educacional.