Apoie uma Escola

Um gesto de hoje que transforma a educação para sempre

O Apoie uma Escola é um programa que fortalece a educação pública ao oferecer suporte direto a escolas, gestores e professores. Através de um plano de trabalho estruturado, promovemos melhorias na alfabetização, na aprendizagem dos alunos e na gestão escolar, garantindo um ensino mais eficiente e acolhedor.

Por que apoiar uma escola?

No Rio de Janeiro, milhares de crianças dependem da escola pública para construir seu futuro. Acreditamos que, com parcerias engajadas e ações estruturadas, é possível criar um ambiente de ensino mais qualificado, inclusivo e inspirador.

Como funciona?

O primeiro passo do programa é a seleção das escolas, que têm como principais critérios, além da etapa de ensino, apresentar equipe completa e verdadeiro interesse de todos em participar da parceria.

O segundo passo é construir um plano de desenvolvimento escolar em conjunto com a equipe da escola e, por último, aprovar este plano junto à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

A parceria com cada escola tem a expectativa de durar 5 anos, período em que implementamos ações nos eixos gestão, pedagógico, infraestrutura e comunitário, com foco principal no fortalecimento da equipe de gestores e professores.

Acreditamos que nada tem maior impacto na aprendizagem dos alunos do que bons professores e gestores escolares, e que nenhum investimento é mais sustentável do que a formação desses profissionais.

Nossos Pilares

Quatro pilares e ações estratégicas

Nossos quatro pilares guiam ações estratégicas para fortalecer a educação, apoiar educadores, envolver a comunidade e melhorar a infraestrutura escolar.
1

Pedagógico

Apoio aos professores e coordenadores pedagógicos no dos dados das avaliações no direcionamento de suas atividades.
Formação direcionada a professores e coordenadores pedagógicos, de caráter prático, objetivando a troca de experiências e o desenvolvimento e expansão de habilidades e possibilidades.
Direcionados aos alunos, oferecemos nivelamento em alfabetização e recomposição de habilidades.
2

Gestão

Oferecemos ferramentas práticas que apoiam a gestão.
Voltada para o gestor escolares, com o intuito de fortalecer o seu trabalho, sempre com foco nos resultados educacionais dos alunos.
Cada escola parceira conta com um Facilitador, profissional que apoia a gestão no planejamento e acompanhamento de suas ações.
3

Comunitário

Apoio a projetos desenvolvidos pela escola para atrair a participação dos familiares dos alunos.
Ações de voluntariado onde a família contribui para melhoria na escola, principalmente no eixo de Infraestrutura.
Convites para atrair a família para participar de eventos na escola, como feiras literárias, exposições, festas…
4

Infraestrutura

Investimentos de infraestrutura para uso de tecnologia na escola, tais como colocação de internet de fibra ótica, compra de tablets para os alunos, data show, etc.
Revitalização de espaços como salas de aula, leitura, recursos, artes e música. Revitalização de quadra esportiva, parquinho, laboratório de ciências, teatro, auditório, pátio, sala de xadrez, etc.
Pequenas reformas de banheiros, telhados, cozinha, etc.
Nossos Pilares

Quatro pilares e ações estratégicas

Nossos quatro pilares guiam ações estratégicas para fortalecer a educação, apoiar educadores, envolver a comunidade e melhorar a infraestrutura escolar.
1

Gestão

O objetivo desta ação é fortalecer o Coordenador como professor dos professores, responsável pelos processos de formação da equipe docente e monitoramento do ensino e aprendizagem.

Também busca provocar a mudança de paradigma do ‘’planejar para ensinar’’ para o ‘’planejar para fomentar aprendizagens’’, colocando o aluno no centro do processo por meio da personalização do ensino nos agrupamentos produtivos.

A mentoria para Coordenadores acontece por meio de duas ações complementares:

  • Formações coletivas que acontecem 1 vez por mês com duração de 4 horas.
  • Acompanhamento individual realizado diretamente na escola, com encontros semanais ou quinzenais personalizados. Ao longo dos encontros o Coordenador irá construir e colocar em prática um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), com base em uma Matriz de Competências e Comportamentos Chave.

O objetivo desta ação é fortalecer o Diretor como liderança pedagógica, responsável pelos processos de gestão da aprendizagem e de desenvolvimento da equipe escolar.
A mentoria para Diretores acontece por meio de duas ações complementares:

  • Formações coletivas que acontecem 1 vez por mês com duração de 4 horas.
  • Acompanhamento individual realizado diretamente na escola, com encontros semanais ou quinzenais personalizados. Ao longo dos encontros o Diretor irá construir e colocar em prática um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), com base em uma Matriz de Competências e Comportamentos Chave.

O objetivo desta mentoria é fortalecer o Diretor Adjunto como coliderança pedagógica, apoiando o Diretor e o Coordenador Pedagógico na gestão da aprendizagem.
A mentoria para Diretores Adjuntos acontece por meio de duas ações complementares:

  • Formações coletivas que acontecem 1 vez por mês com duração de 4 horas.
  • Acompanhamento individual com a equipe gestora realizado diretamente na escola, com encontros semanais ou quinzenais personalizados.
2

Pedagógico

Esta ação tem como objetivo identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos das escolas assim que se inicia o ano escolar, apoiar o professor e o CP no planejamento pedagógico e também dar suporte ao processo formativo dos professores e Coordenadores.

A equipe escolar irá aplicar a avaliação Ponto de Partida para os alunos do 2º ao 5º ano.

O objetivo desta atividade é fortalecer os professores da Educação Infantil no que tange ao planejamento, práticas de ensino e gestão de sala de aula, levando em consideração as orientações da BNCC e do currículo carioca de Educação Infantil.

Serão realizadas formações para professores de EI e CPs, que acontecerão aos sábados em uma unidade escolar parceira, em encontros de 4 horas e 1 vez por mês, no total de 8 encontros.

O objetivo dessas oficinas é aprofundar a compreensão dos professores acerca do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) no que tange ao entendimento dos diferentes tempos e estilos de aprendizagem, bem como ampliar o repertório didático e metodológico dos participantes com estratégias de trabalho que favoreçam a prática docente.

São encontros formativos desenvolvidos em um sábado por mês, com duração de 4 horas, para professores do 1º ao 5º ano das escolas parceiras, nos quais os participantes serão convidados a compreender o que é o DUA e como esta forma de trabalho pode atender a todos os alunos em seus diferentes tempos e estilos de aprendizagem, o que inclui os alunos de inclusão.

O objetivo desta atividade é fortalecer os professores no que tange ao planejamento, práticas avaliativas, práticas de ensino e gestão de sala de aula, abrangendo tanto língua portuguesa quanto matemática. As formações são orientadas pela Matriz de Referência do SAEB e pelo Currículo Carioca.

As formações acontecerão na própria unidade escolar em horários disponibilizados pela escola, onde possam reunir todo o grupo de professores. As formadoras serão contratadas, formadas e acompanhadas pela Parceiros. Os encontros serão quinzenais de 2h de duração. As temáticas serão definidas em comum acordo com a equipe docente, levando em consideração as necessidades dos professores e as avaliações diagnósticas dos alunos.

As ações de Reforço serão divididas por dois objetivos, que estão descritos abaixo.

  • Reforço em Alfabetização: garantir que todas as crianças de 3º a 5º ano estejam alfabetizadas.
  • Reforço para Recomposição: consolidação das competências leitora, escritora e letramento matemático de alunos do 3º ao 5º ano, tendo como referência a Matriz SAEB e o Currículo Carioca.
    São oferecidas 2 aulas por semana, com 1h 30 min de duração cada, em horários definidos pela escola. As turmas possuem até 20 alunos de 3º a 5º ano, escolhidos pela equipe escolar, com base nos resultados das avaliações. Os professores de reforço são contratados, formados e acompanhados pela Parceiros.
  • Reforço em Alfabetização: são utilizadas apostilas e materiais estruturados.
  • Reforço para Recomposição: é utilizado o aplicativo Khan Academy.

O objetivo deste evento anual é reunir os profissionais das nossas escolas e toda a comunidade da educação carioca para discutir e trocar experiências sobre práticas de aprendizagem inovadoras. O Encontro fortalece o diálogo entre educadores e interessados no tema com a missão de desenvolver o cenário da educação do Rio de Janeiro, estimulando a inovação e a melhoria contínua das práticas pedagógicas.

Em um dia de evento são apresentadas as melhores práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas apoiadas pela Parceiros, assim como a realização de palestras sobre temas educacionais.

Essa atividade tem como propósito apoiar a escola na compra de materiais pedagógicos complementares aos fornecidos pela secretaria, a partir da demanda da equipe escolar.

Será feito um alinhamento com a equipe gestora sobre quais são as necessidades das escolas e com isso será realizada a compra e entrega do material nas escolas.

3

Infraestrutura

A grande missão este eixo é garantir condições básicas para educar as crianças com cidadania e estimular o cuidado com o bem comum, priorizando reformas em banheiros e refeitórios.

Além disso, esta ação também tem como objetivo prover tecnologia essencial para a escola, como internet, laptop para planejamento na sala de professores e projetores ou TVs para salas de aula, sempre com a participação da comunidade escolar e conforme a priorização e os recursos disponíveis.

4

Comunitário

O objetivo desta ação e apoiar financeiramente a gestão escolar no planejamento de ações e eventos que integrem os responsáveis e a escola

“Os cursos de formação que vou da Parceiros, tanto eu quanto a adjunta, são fundamentais para a gente sair de lá repensando a escola de uma outra maneira… a gente conseguiu ser um dos melhores saltos do índice do quinto ano. Mas eu tenho certeza que se não fosse a ajuda da Parceiros, a gente dificilmente iria conseguir.”

Eduardo Muniz

Diretor da E.M João Goulart

Passo a passo da parceria

O nosso programa tem uma metodologia definida para o estabelecimento de uma parceria, com as seguintes etapas:

01.

Seleção da Escola

Identificamos as escolas a partir de sugestões da CRE ou solicitações diretas, seguindo critérios de seleção definidos.

02.

Conexão e Planejamento

Apresentamos o projeto às escolas e buscamos patrocinadores alinhados com a causa. Juntos, elaboramos um Plano de Trabalho com base nos pilares: Pedagógico, Gestão, Comunitário e Infraestrutura.

03.

Formalização da Parceria

Firmamos o Termo de Corresponsabilidade com a escola e oficializamos a parceria com patrocinadores e a SME, garantindo comprometimento e transparência.Busca por patrocinadores interessados em apoiar a educação pública.

04.

Execução e Acompanhamento

Implementamos o Plano de Desenvolvimento Escolar e monitoramos os resultados para garantir melhorias contínuas na educação.

“A Parceiros nos acolher, ajuda, orienta, caminha juntinho… Ainda bem que vocês! Parceiros da Educação é um bálsamo na nossa vida. Muito obrigada, Parceiros!”

E.M Edmundo Bittencourt

Característica da parceria

Papéis da Parceiros da Educação Rio e da Secretaria Municipal de Educação

O papel da Parceiros da Educação Rio é fortalecer as escolas, sempre com foco no aprendizado do aluno e alinhada com as políticas públicas estabelecidas pela Secretaria de Educação.

A Secretaria de Educação tem o papel de validar e acompanhar nossa atuação nas escolas.

O programa Parceiros da Educação Rio busca o engajamento da sociedade civil: pessoas e instituições que acreditam no poder transformador da educação pública para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa.
Todas as ações apoiadas pela parceria devem contar com a corresponsabilidade e participação dos seus gestores, professores, alunos e responsáveis, fortalecendo, assim, o pertencimento e autonomia da escola.
Os desafios da educação se resolvem no longo prazo. Para obter resultados consistentes, a parceria deve estabelecer metas de longo prazo. Estima-se que em 5 anos, podemos alcançar resultados transformacionais e ajudar a escola a atingir as metas de qualidade esperadas.

Faça a diferença na educação. Apoie uma escola!

Ao apoiar uma escola, você contribui diretamente para a melhoria da educação pública, apoiando professores, gestores e alunos. Com sua ajuda, podemos fortalecer o aprendizado, promover a inclusão e criar mais oportunidades para milhares de crianças. Faça parte dessa transformação!